Vila Fernando é uma freguesia rural do Concelho da Guarda, com uma área total de 15,97 Km2, que dista 15 Km da sede do concelho, no sentido nascente.
Congrega cerca de 420 fogos de residência e é constituída por 7 anexas:
Vila Fernando / Estação, Aldeia de Santa Madalena, Monte Carreto, Vila Mendo, Quinta de Cima, Quinta do Meio, Quinta de Baixo.

 


No censo de 1960, a freguesia de Vila Fernando tinha 1224 habitantes. Seguiu-se o conhecidíssimo e infeliz fluxo migratório que foi sangrando das suas gentes toda a região.
No censo de 1991 o número de habitantes passou para 661, praticamente metade dos existentes em 1960.
A endemia migratória a princípio, os moldes da vida atual, depois, transformaram por completo a vivência familiar. A família rural em que avós, filhos e netos residiam no mesmo lar praticamente desapareceu.
Os idosos, desintegrados da habitual convivência familiar, ficam muitas vezes sozinhos, por vezes incapazes de realizarem muitas das tarefas do dia a dia.
Para suprir muitas das necessidades surgidas pela falta dessa estrutura familiar, criaram-se instituições que de alguma forma a substituíssem.


Ano de 1995

Em 1995 Vila Fernando não tinha qualquer Instituição Particular de Solidariedade Social, ou outra, que prestasse apoio a essa população idosa.
Foi para colmatar essa necessidade, que nesse ano, foi fundado o Centro Juvenil e Social de Vila Fernando, uma Instituição Particular de Solidariedade Social.
Nessa altura foram traçados alguns objetivos, sendo a construção do edifício do Centro de Dia o mais ambicioso, tendo em conta o elevado investimento. Apesar disso, conseguimos ainda durante esse ano iniciar a construção desse edifico.
Ainda no ano de 1995, mandámos construir o muro, em pedra, de vedação do Recinto Escolar/Centro de Dia, o qual veio aumentar a segurança dos alunos das Escolas, mas também tornar aquele espaço muito mais reservado.

 

Ano de 1996
Durante todo o ano de 1996, fomos avançando com a construção do Edifício do Centro de Dia, ao mesmo tempo que íamos desenvolvendo novos projetos.
Celebramos com o Centro Regional de Segurança Social da Guarda, um acordo que nos permitiu criar a resposta social de Apoio social Domiciliário, a qual passaria a funcionar a partir do início do ano seguinte.

 

Ano de 1997
No início do ano começou o Centro Juvenil a prestar Apoio Domiciliário a alguns idosos da Freguesia de Vila Fernando. Muitos desses idosos, necessitavam urgentemente dessa ajuda, uns porque viviam sozinhos, outros porque a idade não lhe permitia realizar as tarefas mais básicas como confecionar refeições, lavar roupa, lavar loiça, etc..
Alargámos a prestação do Apoio Domiciliário, aos idosos da freguesia do Albardo.
Demos continuidade à construção do edifício do Centro de Dia.

 

Ano de 1998
No início de 1998, alargámos a prestação do Apoio Domiciliário a mais idosos da Freguesia de Vila Fernando, ao mesmo tempo que esse apoio passava a ser prestado a algumas anexas da freguesia do Rochoso, nomeadamente as Pousadinhas e o Espinhal.
Adquirimos uma carrinha de 9 lugares para o transporte dos utentes do Centro Juvenil.
Colocámos todo o gradeamento bem como os portões do Recinto Escolar e do Centro de Dia.
Continuámos a construção do Centro de Dia.

 

Ano de 1999
O ano de 1999, foi sem dúvida um ano de grande importância para o Centro Juvenil. Nesse ano completámos com sucesso:
O Edifício do Centro de Dia.
Celebrámos o acordo com a Segurança Social para a resposta social de Centro de Dia.
Abrimos a 27 de Agosto o Centro de Dia passando a servir refeições aos utentes em condições excecionais.
Celebrámos o acordo com a Segurança Social para a resposta social de Atividades de Tempos Livres, tendo equipado todo o espaço a ela destinado.
Passámos a servir refeições aos alunos da Escola do 1º CEB de Vila Fernando, o que nunca tinha sido conseguido. Todos nos lembramos como eram as refeições de muitos desses alunos até então, muitas vezes umas sandes e pouco mais, visto os mesmos se deslocarem das diversas anexas.
Concretizamos assim um anseio de muitos anos.
Atividades de Tempos Livres -ATL
No ATL eram desenvolvidas diversas atividades com os alunos:
- Almoço
- Ajuda na realização dos trabalhos de casa
- Trabalhos manuais
- Ensino de informática
- Canções
- Peças de teatro

 

Ano 2000
Durante o ano 2000, consolidámos os apoios sociais existentes, desenvolvendo no entanto outros projetos alguns deles bastante ambiciosos:
- Para que o funcionamento do Centro de Dia não fosse afetado pela falta de água que caracteriza os meses de verão, abrimos um furo artesiano, que nos permitiu continuar a desenvolver todo o trabalho, desde a confeção das refeições, o lavar da roupa e mesmo o banho de muitos idosos, sem o qual seria muito difícil desenvolver estas atividades.
- Adquirimos em Outubro uma carrinha de 2 lugares para o Apoio Domiciliário, a qual passou a ser essencial para as deslocações das funcionárias na limpeza das casas, no tratamento das roupas ou na entrega das refeições.

 

Ano 2001
Durante o Ano 2001, envidámos esforços para que o projeto do Lar de Idosos fosse uma realidade.
Para tal adquirimos uma parcela de 1000 m2 de terreno, convictos que a Junta de Freguesia nos cederia o terreno adjacente e que se encontra entre o edifício do Centro de Dia e o terreno por nós adquirido.
Mandámos elaborar um Projeto de Arquitetura para o novo edifício.
Esse projeto foi entregue no dia 26 de Junho de 2001, no Ministério da Solidariedade e Segurança Social em Lisboa, onde nos deslocámos e fomos recebidos por um Assessor do Sr. Secretário de Estado.
Foi considerado essencial para o Apoio aos Idosos da Freguesia e Freguesias limítrofes, pelo que em Dezembro desse ano, nos foi comunicado que o mesmo poderia ser integrado no PIDAC de 2003.

 

Ano 2002
Demos continuidade aos esforços de construção do Lar de Idosos, o que foi inviabilizado pela recusa da Junta de Freguesia em ceder o terreno para a construção do mesmo.
Celebrámos um acordo com a Comissão da Fábrica da Igreja, para que o Centro Juvenil ficasse responsável pelo Salão Paroquial, para ali serem realizadas atividades culturais. Como este salão se encontrava completamente degradado, foi preciso levar a cabo a sua restauração. Levou persianas, janelas, instalação elétrica, cadeiras, cortinas do palco, tendo sido ainda pintado por dentro. O resultado valeu a pena.
A partir daí as atividades culturais foram uma constante. Atuaram no salão Grupos de Teatro, Grupos de Cantares, etc..


Ano 2003
No início de 2003, o Centro Juvenil lançou um repto a alguns jovens de Vila Fernando:
- Constituírem em conjunto um Grupo de Teatro. O Repto foi aceite e desse desafio nasceu o Grupo de Teatro O NOÉMIO, em homenagem às águas outrora límpidas do Rio Noeme, que atravessa Vila Fernando.

A Festa de Natal voltou a fazer-se à semelhança de outros anos, no Salão Paroquial, mas desta vez com uma mais-valia, a estreia do Grupo de Teatro O NOÉMIO com a peça “Os Dois Menecmos”.
Este grupo revelou-se um êxito tendo realizado cerca de 20 atuações nos três anos seguintes.

Durante o ano de 2003 e apesar das diligências feitas pela Direção do Centro para a cedência por parte da Junta de Freguesia do terreno adjacente ao Centro de Dia, o impasse manteve-se, pelo que o atraso na aprovação da construção da obra do Lar de Idosos foi uma realidade.

 

Anos de 2003 a 2018
Nestes anos consolidaram-se as respostas sociais existentes, ao mesmo tempo que se tentou dar seguimento à construção do Centro de Apoio ao Idoso. No entanto e depois da grave crise económica de 2008, as dificuldades agravaram-se. 
Será este o grande objetivo para os próximos anos, o que não poderá por em causa a continuidade de todo o trabalho realizado até agora. 

 


Nota Final
Os dados dos Censos de 2001, não diferem muito dos dados dos Censos de 1991. Vila Fernando tinha ainda em 2001 587 habitantes, 226 famílias residentes, sendo a taxa de idosos de 24%.
Assim, continuam a ser extremamente necessários estes equipamentos, bem como a construção do Centro de Apoio ao Idoso, vulgo Lar de Idosos, de forma a dar ainda um maior apoio aos idosos da freguesia e freguesias limítrofes.

 

Avenida João Almeida, Vila Fernando 6300-255 Guarda  |  Tel.: 271 979 997 "Chamada para rede fixa nacional"  |  Email: centrojuvenilsocial@sapo.pt